quarta-feira, 19 de maio de 2010

Visita ao lixão da Sede

Dep. Irapuan Pinheiro, quinta-feira 13 de maio de 2010.
O Projeto: "Lixo e Cidadania", possibilitou a visita ao lixão de alunos do 1º, 2º e 3º ano, da EEM Joaquim Josué da Costa.

Relato dos aluno(a)s:
Dêis Cristina, Rozany Gonçalves, Gisele Carlos (1º ano) e Luiz Henrique (3º ano)

... Ao chegarmos no lixão foi uma sensação quase indescritível, sentimos tristeza por vermos todo aquele lixo exposto até se decompor, virando chorume ou sendo queimado e a fumaça subindo, contaminando o ar e os lençóis subterrâneos.
Presenciamos fatos, que nos deixaram bastante chocados, como objetos semi novos, garrafas petis e inúmeras quantidades de latas que poderiam ser reutilizadas ou recicladas. No entanto, estavam lá ao céu aberto, poluindo ainda mais o meio em que vivemos.
Encontramos ainda lixo hospitalar, como seringas, agulhas e vidros de remédios, que deveriam ser encaminhados a incineradoras, mas estavam lá indevidamente.
OBS: O lixo hospitalar não poderia está junto aos demais resíduos, segundo informações adquiridas através do projeto, as agulhas e seringas são enviadas para incineradoras.
Presenciamos a chegada da caçamba que transporta o lixo, que chegou para despejá-lo e queimá-lo. Percebemos no momento um fato curioso... O gari que ateou fogo no lixo, estava em contato direto com o mesmo, não tendo nenhuma proteção. Apesar de terem sido contemplados com todo material: roupas adequadas, botas, luvas e máscaras, o mesmo só utilizava as botas.
A falta de proteção dos garis, pode levá-los a contrair várias doenças e consequentemente a morte.
No Brasil, o mais comum são os lixões, onde ocorre a proliferação de moscas, ratos, baratas, entre outros, expondo a população a riscos de saúde. Comparado aos lixões das grandes cidades aqui praticamente não é nada, mas já prejudica a maioria da flora.
A maior solução para a problemática do lixo é a reciclagem. Um processo que consiste em separar o lixo em basicamente cinco categorias:
Plástico;
Vidro:
Papel;
Materiais Orgânicos e
Resíduos não aproveitáveis.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O projeto "Lixo e Cidadania" com certeza só veio a melhorar nossa escola,está abrindo cada vez mais a mente dos alunos, professores e escola como um todo para a grande problemática do nosso município e do mundo inteiro.Participar do projeto é uma oportunidade única de aprender e poder repassar para a sociedade maneiras de diminuir o lixo de Dep. Irapuan Pinheiro.
    Agradeço e parabenizo aos professores envolvidos no projeto, espero que o aprendizado adquirido seja levado por toda vida.
    Cheiliane Daiany Pinheiro - 1° ano A - Integrante do projeto Lixo e Cidadania.

    ResponderExcluir
  3. A E.E.M Joaquim Josué da Costa vem desenvolvendo ótimos projetos mais sem dúvida o que mais deu e vem dando oportunidade para os alunos trabalharem é o Projeto Lixo e Cidadania, nele, os jovens da escola de ensino médio aprendem na teoria e na prática como reciclar o lixo que produzimos em casa, a visita ao lixão e a oficina de reciclagem de papel nos fez perceber o quanto desperdiçamos e prejudicamos o meio em que vivemos.
    Obrigada aos professores Zezinho, Rozanja, Gil e Fatinha por nos proporcionarem esta oportunidade...O projeto é bom d+.
    Cheiliane, Giselle, Anderson e Isla Carala, alunos do 1° ano A e participantes ativos do Projeto Lixo e Cidadania.

    ResponderExcluir
  4. O projeto lixo e cidania tem nos feito mudar,
    Olhamos o mundo de um jeito diferente quando olhamos
    Queremos mudá-lo e eu e toda a nossa equipe queremos
    De agora em diante usar os três R´s
    (reciclar, reutilizar, reduzir).
    Agradecemos aos PROFESSORES Zezim, Fatinha, Rozanja e Gil.
    OBRIGADO A VOCÊS POR NOS TRAZER ESSA NOVA EXPERIENCIA.

    ResponderExcluir