quinta-feira, 18 de junho de 2009

Laboratório de Biologia

Entre as modalidades didáticas mais recomendadas nas Diretrizes Curriculares para o ensino significativo de Biologia nas escolas, está a de experimentos em laboratório. Verificamos a aprendizagem no ensino de Biologia, através da aplicação de algumas práticas e repassando estas aulas, com intuito de fornecer aos alunos subsídios para a realização. A troca de idéias proporcionada pelas práticas vivenciadas e repassadas, demonstram que os procedimentos contribuíram muito para enriquecer o ensino aprendizagem do conteúdo de Biologia.

Profª. Fátima Pinheiro





RELATÓRIO FINAL
ABIOGÊNESE X BIOGÊNESE
A idéia de que seres vivos podiam surgir por outros mecanismos além da reprodução foi muito difundida na antiguidade e ficou conhecida por teoria da geração espontânea ou teoria da abiogênese. Essa teoria admitia, por exemplo, que cobras, rãs e crocodilos podiam se formar a partir da lama de lagos e rios, e que gansos podiam surgir pela transformação de crustáceos marinhos.
Um dos primeiros experimentos científicos sobre a origem de seres vivos foi realizado pelo médico italiano Francesco Redi em meados do século XVII. Uma crença bastante difundida da época era que os seres vermiformes que surgem nos cadáveres de pessoas e animais originavam-se pela transformação espontânea da carne em putrefação. Redi foi contra essa crença e formulou a hipótese de que tais “vermes” eram estágios imaturos do ciclo de vida de moscas.
Para comprovar suas hipóteses Redi colocou cadáveres de animais em frascos de boca larga , vedou alguns deles com uma gaze muita fina e deixou outros abertos. Nestes últimos, em que as moscas entravam e saíam livremente, logo surgiram “vermes”. Nos frascos tampados com gaze, que impedia a entrada das moscas, não apareceu nenhum verme.
Tendo em vista que uma das modalidades didáticas mais recomendadas para o ensino da biologia nas escolas, está a de realizar experimentos que comprovem a veracidade das teorias, verificou-se a necessidade de proporcionar aos alunos do 1° ano do Ensino Médio da Escola Joaquim Josué da Costa subsídios para a concretização da teoria X prática.
Para tanto, os alunos foram incumbidos de em casa, tomando como base os estágios do método científico simularem a experiência de Francesco Redi e a partir da mesma posicionarem-se de forma crítica e autônoma sobre a origem dos seres vivos, suas teorias e a contribuição da ciência na desmistificação de algumas crenças.
As trocas de idéias, pelas práticas vivenciadas e repassadas, demonstram que os procedimentos contribuíram muito para enriquecer o ensino e a aprendizagem do conteúdo estudado.

Profª Fátima Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário